terça-feira, 25 de agosto de 2009

> Ficha Técnica WR 250f















Yamaha WR 250F 2007

07wr250f_blue_3_copy_0769014dA Yamaha enfim lança uma moto capaz de concorrer esteticamente com as Hondas CRF-X. As novas WRs 2007 vêm com quadro de alumínio, design completamente novo e detalhes como a abertura rápida do filtro de ar copiada das hondas de enduro. Perfeita pra competição ou pra trilhinha do fim de semana essa moto tem nas costas 4 títulos mundias consecutivos. A moto ficou realmente linda e com o motorzão que é caracteristica das Azuis. As WR450F e WR250F são irmãs de sangue no mundo da alta performance das YZF de motocross que ajudaram Everts e Cairole a se tornar campeões mundiais recentemente.

Especificações técnicas da modelo 2006














Tipo: 4 tempos, DOHC, 5 válvulas em titânio
Refrigeração: Refrigeração liquida
Cilindrada: 249cc
Diâmetro X Curso: 77×53.6mm
Taxa de compressão: 12.5:1
Carburador: Keihin FCR37H
Ignição: CDI
Arranque: Pedal / Eléctrico
Transmissão: 5 velocidades
Transmissão final Por corrente
Depósito combustível: 8 Litros
Depósito óleo: 1.4 Litros


Chassis
Suspensão da frente: Forquilha telescópica invertida
Curso susp. dianteira 300mm
Suspensão traseira: Braço oscilante ( Tipo monocross)
Curso susp. traseira 305mm
Travão da frente: Disco, Ø 250mm
Travão traseiro: Disco, Ø 245mm
Pneu frente: 90/90-21 54R
Pneu trás: 130/90-18 69R


Dimensões
Comprimento (mm): 2180
Largura (mm): 830
Altura (mm): 1295
Altura assento (mm): 990
Distância entre eixos (mm): 1470
Altura ao solo (mm): 375
Peso a seco (kg): 106.5

Ficha Técnia CRF230






Equipada com um potente e fiável motor monocilíndrico a 4 tempos refrigerado por ar e dotado de arranque eléctrico, a nova CRF 230F apresenta-se como a mais séria candidata ao título de moto de lazer para miúdos e graúdos! Um conjunto robusto, de dimensões equilibradas e um desempenho notável, mesmo nas mais complicadas situações, tornam-na a escolha ideal para os seus momentos de lazer… ou aprendizagem

MOTOR

● Robusto monocilíndrico com 223cc de capacidade, ciclo 4 tempos e refrigeração por ar. Consumos super-reduzidos e uma resposta pronta e linear por todo o regime de rotação
● Cárteres em alumínio mais ligeiros e robustos
● Carburador de Ø26mm para uma resposta suave e imediata
● Arranque eléctrico
● Ignição electrónica CDI, fiável e resistente a todas as condições de uso
● Robusta embraiagem que oferece uma resposta e um tacto suave e preciso
● Caixa de 6 velocidades versátil e robusta

CICLÍSTICA
● Robusto braço oscilante em alumínio de secção quadrada
● Ligeiro e robusto quadro mono-trave desdobrado em tubos de aço de elevada resistência
● Foles de borracha para protecção da forquilha que evitam o desgaste prematuro dos retentores quando usada em adversas condições da lama, pó ou pedras
● Sistema de amortecimento traseiro Pro-Link com rolamentos de agulhas para uma superior robustez e um funcionamento mais suave e progressivo
● Robusto amortecedor traseiro Showa com 230mm de curso disponível
● Corrente de transmissão de O-rings selados, mais robusta e duradoura, exigindo menor manutenção
● Simples e imediato sistema de ajuste rápido da tensão da corrente
● Potente disco dianteiro de Ø240mm
● Ligeiro e robusto travão traseiro por tambor
● Robustos aros e cubos de rodas, equipadas com pneus de todo-o-terreno


● Especial concepção do motor para um baixo nível de emissões poluentes, cumprindo assim as mais exigentes normas anti-poluição
● Chave de ignição incluída para uma maior segurança
● Confortável e espaçoso assento tipo motocross e que permite grande liberdade de movimentos. A reduzida altura ao solo facilita o uso da moto aos condutores mais baixos
● Depósito de combustível em plástico com 8,2 litros de capacidade. Junto com o reduzido consumo de combustível, proporciona uma generosa autonomia para um maior prazer de condução
● Placa dianteira porta-número de fácil desmontagem
● Protecção do cárter em plástico de elevada resistência a impactos
● Selector de velocidades rebatível
● Filtro de ar em esponja lavável para uma manutenção mais fácil e uma redução dos custos de utilização
● Pinhão de ataque e cremalheira em aço de elevada resistência
● Guiador em aço de grande resistência e punhos em borracha macia e confortável
● Pousa-pés de grande dimensão para um superior conforto de utilização. Possuem sistema de auto-limpeza para uma condução mais segura em condições de lama
● Ligeiro e robusto sistema de escape com tampão final amovível
● Bateria sem manutenção
● Plásticos e grafismos de desenho e formas inspirados nas CRF de competição

Preparando para Trilha uma DT 180/DT200/DT200r

Para preparar a sua moto, comece dando aquela pelada, retire tudo o que não vai ser usado na trilha. Substitua os pneus por outros do tipo cross. A relação também deve ser mexida, de preferência use uma mais reforçada com corrente de XL250, uma boa e a de 13/49. Vede o filtro de ar e passe a entrada para cima, não fure a tampa. Você pode também substituir o original por um feito com canos de PVC Não abuse do motor, por ser refrigerado a ar ele esquenta muito. Passe todos os respiros do carburador e do carter até debaixo do banco e volte para a parte de baixo da moto.

Preparação

Todos sabemos que as motos nacionais são muito utilizadas no meio Off-Road, seja p/ uma trilha de final de semana, seja em competições. Sabemos também que, bem preparadas, elas se saem muito bem, afinal, a “peçinha” que vai atrás do guidão faz muita diferença. Exemplo disso é o famoso piloto Sandro Hoffmann, que com uma Tornado foi Pentacampeão Brasileiro de Enduro, competindo contra motos “especiais” famosas do mundo inteiro.
Daremos aqui algumas dicas de preparação partindo de uma moto original de rua.
Obs.: clique nos links para ver os produtos indicados.

DTs (S/ N/ R/ Z)

A mais tradicional trilheira nacional continua firme e não deixa a desejar nas mãos de um bom piloto. Com uma manutenção barata, a “DTzinha” ou “D-TEZÃO” como dizem muitos, tem uma característica interessante para um motor 2 tempos, que é oferecer um bom torque em baixa e média rotação. Bem preparada, vai bem em qualquer lugar. Ainda vejo algumas nos Enduros, que ela sempre encara até o final, graças a sua boa resistência.

1) Relação de Transmissão: Substitua a original por uma com Coroa de 48 dentes e um Pinhão de 13 dentes. Com essa relação mais curta, sua moto perde um pouco de velocidade final, mas ganha muito mais força, ficando mais adequada ao uso off road. Além disso, coloque uma corrente com Retentor, pois ela impede que a lama e areia entre nos roletes desgastando-a mais rápido. Prefira também uma corrente bitola 520 (a original da DT é muito fina), isso também aumenta a resistência e a durabilidade. A Tribos e Trilhas possui uma excelente relação, testada nas pistas e provas, com Coroa e Pinhão marca Riffel e Corrente CIC com Retentor.

2)CDI: Substitua o CDI original por um apropriado para Competição. Você sentirá uma boa melhora em altas rotações, pois o CDI de competição não diminui o avanço em rotações mais altas como ocorre com o original. Essa é a forma mais barata e fácil de se ganhar alguma potência sem fazer grandes alterações mecânicas no motor.

3)Ponteira: A Ponteira Original, além de muito pesada, possui muito material interno para abafar o ruído. Esse excesso de material segura muito a saída dos gases, “amarrando” dessa forma o motor, deixando-o mais “preso”. Instale uma Ponteira do tipo esportiva, que pode ser Cromada (de aço) ou de Alumínio.Tanto uma como a outra, deixam a sua moto mais leve e oferecem algum ganho de potência, além da moto ficar mais “esperta” nas respostas.

4) Protetor de Mão: Acessório de proteção muito importante, pois nas trilhas ou competições as mãos ficam muito expostas a impactos contra árvores ou mesmo por objetos lançados por outras motos como pedras. Além disso, ajudam a proteger os manetes em caso de queda. Você pode instalar um Protetor de Mão Aberto, que é mais barato e protege contra objetos lançados por outras motos, mas não protegem de impactos mais fortes. Ou um Protetor de Mão Fechado como o Megaville ou o Cobra.

5) Guidão: Retire o original de Aço e instale um de Alumínio. Além de deixar sua moto mais leve, ele também é mais resistente, e muito mais bonito. Você pode instalar um modelo Polido ou Dourado da Three Heads ou ainda um tipo Fat Bar, que é ainda mais resistente, bonito e oferece uma melhor posição de pilotagem.

6) Number Plate ou Carenagem: Você pode dar um visual diferente e exclusivo instalando uma carenagem mais moderna, bonita e mais atual ou ainda, se não for utilizar o farol, colocar um Number Plate, que é mais barato e deixa a moto mais leve. Veja dois Modelos diferentes, o da marca Protork e o da marca Cobra

7) Trava de Pneu: A finalidade da Trava de Pneu é impedir que o pneu “escorregue” sobre o Aro furando a Câmara de Ar, mesmo quando se anda com menos pressão nos pneus, o que é comum em dias de lama, para se ganhar mais tração.

8) Paralamas: Além de dar um visual bem mais moderno e bonito, conserva os plásticos originais de sua moto, permitindo que você monte-os de volta para vendê-la.
Dianteiro: você pode colocar um Modelo MX-2 da Protork ou um Modelo Fire da Cobra
Traseiro: você pode colocar um Modelo Extreme da Cobra, que além de bonito, tem um ótimo preço.

9) Você pode colocar Manoplas específicas para Off Road, Pretas ou Coloridas. Além de dar mais pega, facilitando a pilotagem, dá um novo visual a sua moto, principalmente se for da mesma cor do Protetor de Mão. Veja os modelos:
Cobra
Megaville
Orbital.

- Retire os retrovisores e as setas. Além de aliviar o peso, eles podem se quebrar com facilidade nas trilhas.

- Retire também (se for possível) Bagageiro, Lanterna traseira, Buzina, Painel, Pedaleira do garupa e Capa de corrente.

- Suspensão Dianteira: Substitua o Óleo original das Bengalas por Óleo de motor de Carro (tipo 20W40), que é mais viscoso (grosso) que o original, tornando a suspensão mais rígida e assim mais adequada ao off road.

- Suspensão Traseira: Se a mesma tiver regulagem, coloque-a no máximo, ou seja, com a mola o mais comprimida possível. Isso a endurece mais, ficando mais adequada. Evite o uso de “Alongadores”, pois eles não aumentam o curso da suspensão (apenas deixam a moto mais alta) e deixa a suspensão mais sujeita a quebras.

- Filtro de Ar: Se o mesmo for de Papel, procure substituí-lo por um de Espuma. Além de ser mais adequado, pode ser reutilizado, basta lava-lo com detergente. Após lava-lo, umideça-o com um óleo fino, por exemplo óleo desengripante spray. Isso ajuda a prevenir a entrada de poeira no motor.

- Caixa do Filtro de Ar: Se você colocar uma Ponteira esportiva, isso aumentará a vazão de saída dos gases do motor. Para compensar, você precisa aumentar a vazão do ar de entrada. Para isso, faça alguns furos na caixa do Filtro de Ar. Mas atenção: procure fazer os furos na parte superior da Caixa, no mesmo nível ou acima do furo original, para que ao passar pela água a mesma não entre dentro da caixa. Escolha também um lugar “escondido” para dificultar a entrada de muita poeira.

- Pneus: Substitua os pneus originais por um Traseiro e um Dianteiro Tipo Biscoito
Essa alteração é fundamental para quem quer se iniciar no esporte, pois a tração em qualquer terreno (principalmente em subidas e lama) fica muito melhor, assim como a aderência em curvas e as frenagens que serão mais seguras.

Autor: Carlos Eduardo Alemão
www.tribosetrilhas.com